28 de abr. de 2010

Cadernos de Apoio e Aprendizagem - PMSP


Apresentação
Os Cadernos de Apoio e Aprendizagem, destinados aos estudantes dos nove anos do Ensino Fundamental, têm como finalidade contribuir para o trabalho docente visando à melhoria das aprendizagens dos alunos. Sua elaboração teve como critérios para seleção das atividades as dificuldades apresentadas pelos alunos na Prova São Paulo e na Prova da Cidade e o desafio que envolve o alcance das expectativas de aprendizagem contidas nos documentos de Orientações curriculares.

A produção deste material se justifica por contemplar as especificidades da rede pública municipal paulistana do ponto de vista de suas realidades regionais, das condições de acervo de livros, de equipamentos disponíveis, de espaços físicos das escolas e do processo de formação de educadores desenvolvido nos últimos cinco anos.

O foco das atividades dos Cadernos são as expectativas de aprendizagem relativas às práticas de leitura, produção escrita, escuta e produção oral e de análise de reflexão sobre a língua, articuladas em torno dos gêneros selecionados propostos para estudo e aprofundamento. Assim, para cada ano, estão previstas cinco unidades – que correspondem às esferas/gêneros selecionados para trabalho sequências de atividades, sequências didáticas ou projetos -, organizadas em dois volumes semestrais: um com três unidades e outro, com duas.

Na área de Língua Portuguesa, estes Cadernos foram preparados de modo a contemplar as seguintes esferas discursivas: jornalística, cotidiana, literária (prosa e poesia) e escolar. Na área de Matemática, os blocos de conteúdos contemplados são os seguintes: espaço e forma, grandezas e medidas, números, operações, tratamento da informação.

Os Cadernos dos alunos têm formato consumível, para que eles possam usá-los individualmente e fazer as atividades tanto em sala de aula quanto em casa. Um DVD acompanha os Cadernos do professor e contém os vídeos previstos em algumas atividades, além de textos a serem lidos para os alunos (em determinados casos).

É importante ressaltar que esta obra não está recomendada como único recurso a ser utilizado para a aprendizagem dos estudantes. Ela deve ser contemplada com atividades planejadas pelo professor, em função das características de sua turma, fazendo uso de livros didáticos e de outras publicações da SME, disponíveis nas escolas, para trabalho com o Ensino Fundamental.

PARA SABER MAIS: http://www.iptvcultura.com.br/cadernosdeapoiosme

Um comentário:

  1. Olá,

    parabéns pela seriedade e inteligência do BLOG ao levar a educandos e colegas professores importantes informações sobre a educação.

    Se me permite, belo sorriso... de gente inteligente e de bem com a vida!!...

    Abraços,

    Rogério Nogueira

    rogerionog@gmail.com

    ResponderExcluir