13 de ago. de 2009

Falta prática no curso de Pedagogia?

Essa foto é de uma roda de leitura com meus alunos do 2º ano (2008)
Mas o que eu queria mesmo discutir aqui é a questão da formação dos professores alfabetizadores. Estou fazendo uma pesquisa científica num curso de Pedagogia de uma Universidade privada na Zona Leste de São Paulo. Ao conversar com algumas alunas sobre a disciplina de alfabetização, todas disseram sentir muita falta da prática nas aulas. Elas conhecem a teoria, desde os métodos até a psicogênese da língua escrita, mas não sabem o que fazer com isso...
Já sabemos que as crianças aprendem a ler lendo e a escrever escrevendo. Então por que um futuro pedagogo não pode aprender a alfabetizar alfabetizando?
Que fique claro que eu não pretendo "jogar" essas estudantes numa turma de alfabetização e torná-las responsáveis pelas aprendizagens dos alunos, mas proponho atividades que sejam direcionadas e aplicadas verdadeiramente com crianças. Projetos com a comunidade são muito bem vindos! As futuras professoras sentem muita falta de atividades práticas e, com isso, sentem-se despreparadas para exercer sua profissão. Claro que também não defendo apenas "receitas prontas", mas com os conhecimentos teóricos, que essas alunas onde estou fazendo a pesquisa já possuem, seria possível incluí-las aos poucos às práticas alfabetizadoras, a fim de proporcionar mais segurança e auto-confiança a elas!

9 comentários:

  1. É o que mais me deixa insegura de ir para sala de aula, o fato de ter o conteúdo, e exemplos de professores, me deixa cada vez mais desesperada, pois não tenho certeza de como agiria frente a algumas situações, e o fato de não termos aulas práticas (Nenhuma até hoje, estou no 4° semestre)é horripilante, ainda mais se tratando da nossa profissão, que é pura convivência, meio contraditório não acham?

    ResponderExcluir
  2. Completamente contraditório!! Para mudar a prática do professor em sala de aula, penso que seria necessário reestruturar os cursos de Pedagogia, a fim de que as alunas presenciassem aulas e formas de Avaliação mais construtivas... Um curso de Pedagogia estruturado por disciplinas e com provas ao final do semestre não favorece uma mudança efetiva da prática dos futuros docentes!!

    ResponderExcluir
  3. Juliane, há muitas falhas em todos os cursos que formam professores e pedagogos,mas temos tbm excelentes profissionais trabalhando para mudar essa realidade. Demora,mas acredito que vai acontecer.
    O que me entristece é pensar nos meus alunos no início de minha carreira, quando assumi salas de aula sem experiência, é claro que com o passar do tempo o profissional interessado em mudanças as procura, mas seria muito melhor assumir a responsabilidade de educar, já com experiência. Vc está no caminho certo, assim como muitas outras professoras que sonham com uma educação melhor e com os Professauros extintos.

    ResponderExcluir
  4. Realmente falta muita prática no curso de Pedagogia, nós aprendemos teorias muito bem, mas precisamos de uma experiência prática, pois ao entrar em uma sala de aula cheia de idéias e se deparar com a dura realidade dá um tremendo choque. Mas acredito também que nós, profissionais da educação, temos que assumir o compromisso de ensinar, mesmo que seja a "duras penas"

    ResponderExcluir
  5. É amigos... Concordo plenamente... Faltam mesmo aulas práticas no curso de pedagogia... Mas também concordo que se escolhemos essa profissão, precisamos superar todos esses obstáculos para tentar oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos... E que isso não sirva de desculpa para o fracasso dos alunos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi JU Adorei o blog
    De acordo com a sua pesquisa as coisas não mudaram muito da época em que eu me formei (1996). O professor continua tendo o seu primeiro dia de trabalho sem a segurança necessária para realizar um bom trabalho. Eu tive a sorte de trabalhar com colegas maravilhosas que me ajudaram bastante, pois a teoria que você traz do curso de Pedagogia não ajuda, se você não sabe exatamente o que fazer com ela.Hoje percebo que somente a prática e os anos de experiência aprimoraram o meu trabalho.

    Luciene

    ResponderExcluir
  7. Amei seu blog, Juliane. Temos aqui um espaço legal pra falar sério sobre nossa profissão. Estou há 15 anos na sala de aula e ainda não me sinto "ótima", sei que preciso estudar muito e buscar sempre conhecimentos que me ajudem a melhorar minha prática. Estou aberta a aprender, ler, experimentar e criar possibilidades, para que meus alunos se alfabetizem no mínimo de tempo possível.
    Reconheço que a rede municipal está investindo bastante na alfabetização, é o programa "ler e escrever", são os materiais, cursos de formação contínuos para professores e coordenadores........
    Ficamos muito tempo abandonadas a própria sorte e agora o governo parece que está correndo atrás do prejuízo.
    O curso de magistério que formou gerações de professores acabou e parece que a faculdade ainda não dá conta de uma boa formação de novos profissionais...
    Enfim, vamos continuar nessa luta árdua!!!

    ResponderExcluir
  8. Opa, esqueci de citar o "aluno pesquisador", aluno de Pedagogia que acompanha o trabalho do professror nas salas de 1º ano. É uma excelente oportunidade para aprender.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu, obrigada... É você tem razão: continuamos saindo despreparadas para exercer nossa profissão... É claro que, como a Rose disse, nunca estamos "prontas", mas isso é ótimo não é? Significa que vamos sempre buscar novas aprendizagens a fim de promover uma educação de qualidade aos nossos alunos. Bjos! Obrigada meninas!!!

    ResponderExcluir