13 de ago. de 2009

PROFESSORES E PROFESSAUROS

Capa do livro "Professores e Professauros" de Celso Antunes.
Eis que eu entro na livraria e me deparo com esse livro. Como quase todos os leitores fazem, comecei a observar a capa. Interessante... Um dinossauro dando aula... Quando li o nome do autor já pensei "Hum, esse livro deve ser bom...". Então retirei da prateleira e comecei a folhear. Decidi comprar o livro quando me deparei com o capítulo "Nem todos os dinossauros estão extintos" (que copiei um trecho para vocês). É um livro maravilhoso e bem humorado! Muito interessante, todos que acreditam numa educação renovada e diferente deveriam ler!

Trecho: Nem todos os Dinossauros estão Extintos
Mal entrou na sala e já foi tratando de deixar as coisas às claras:
- Vamos lá pessoal. Uma carteira atrás da outra, bem enfileirada. Isso mesmo. Você aí, Henrique, não ouviu? Já escutou falar em "ordem unida"? É isso aí, todas enfileiradas, direitinho. Comigo não existe isso de carteiras bagunçadas, esparramadas de qualquer jeito pela sala. Muito bem, agora tratem de deixar sobre a carteira todo o material que precisam usar em aula, mas somente o material que vai ser usado. Sem excesso e sem falta. Portanto, canetas de três cores diferentes, lápis, régua, borracha, caderno, livro. Beleza pessoal. A aula não pode começar se as carteiras não estão organizadas. Cada coisa em seu lugar; estejam atentos porque vou percorrer carteiras, uma a uma, e fiscalizar tudo. (...)

Lendo esse texto do Celso Antunes, é possível lembrar de algum professor que tivemos que era mais ou menos assim. E, então, não pude deixar de rir, imaginando mesmo um dinossauro no lugar do professor. O Celso Antunes é que tem razão: Nem todos os dinossauros estão extintos!

2 comentários:

  1. Juliane

    Você me motivou para ler esse livro. Parece que tem professauro em todas as escola, mas quase em extinção, ainda bem...

    ResponderExcluir